Assista matéria veiculada na TV Opinião
Os desafios para o jovem ingressar no mercado de trabalho não são poucos. Quando se pensa no segmento industrial, as exigências de perfil crescem e se somam às necessidades de aperfeiçoamento técnico para a disputa das vagas locais.
Identificando essa lacuna no mercado industrial de Araras, juntamente com a demanda apresentada por apoiadores, a Aehda empreendeu uma pesquisa local, contando com apoio de diversas empresas, da Acia e da Com-Emprego, para identificar os degraus de acesso necessários ao jovem que buscará uma vaga nas fábricas da cidade e região.
Com base nos resultados, a Aehda iniciou, em fevereiro de 2012, a primeira turma de Iniciação Profissional para Auxiliar de Produção. Com 80 adolescentes de faixa etária a partir de 16 anos e cursando a segunda ou terceira série do Ensino Médio, a turma é mantida por meio de aporte de responsabilidade social da Citrovita - Instituto Votorantim, com contra-partida da entidade e demais parceiros.
O que se espera com este curso específico, com um ano de duração, é formar jovens que se identificam com o setor fabril e que possam iniciar seus primeiros passos no mundo produtivo com responsabilidade e conhecimento de causa.
Conteúdo do Curso
Durante as oficinas, os adolescentes poderão conhecer as atividades relacionadas ao trabalho de um Auxiliar de Produção, ou seja, um funcionário que poderá executar várias funções dentro da empresa. Terão oportunidade de entrar em contato com atividades sobre: Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, Relações Interpessoais, Preservação do meio ambiente (Uso racional de energia e água – Sustentabilidade), Ética, Cidadania e Cooperativismo, Sistema de Gestão da Qualidade, Uso adequado de Recursos Materiais no ambiente de Trabalho, Recepção e Atendimento a Clientes, Administração do tempo, Voluntariado, Raciocínio Lógico, Princípios de Manutenção, Comunicação (Leitura e Interpretação de textos), Empreendedorismo, Matemática Básica, Conceitos de Performance Management –TPM e Introdução a Sistemas Operacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário