segunda-feira, 5 de março de 2012

Aehda e Instituto Cooperforte iniciam 5º projeto social em parceria

Rosa dos Ventos: Direção, Caminhos e
Futuro aos Educandos
Na manhã de quinta-feira, 16/2, aconteceu, no Auditório da Aehda, a cerimônia de lançamento do Programa Passaporte do Futuro, com o projeto Rosa dos Ventos: Caminhos do Futuro, em parceria com o Instituto Cooperforte, sendo o quinto convênio entre as entidades.

Na solenidade, a diretoria da Aehda e do Instituto Cooperforte comunicaram como será realizado o projeto, que tem uma novidade, a inclusão da música no processo preparatório do aluno, pois, segundo o presidente da  Aehda Fernando Fernandes Álvares Leite, a música simula o dia a dia em uma empresa. "A atividade com a música visa respeitar as hierarquias do dia a dia, pois simula os instrumentistas sendo regidos por um maestro, assim como estagiários sendo regidos por um coordenador", afirma.

Além do Instituto Cooperforte, a Aehda firmou parceria com a Yamaha Educação Musical, que ministrará seminários e facilita acesso a métodos e instrumentos musicais com com o conveniado. "Temos que formar seres humanos preparados para o mercado de trabalho, pois não adianta somente fornecer o financiamento, mas sim recolher alguns frutos desse projeto", comentou o presidente do Instituto Cooperforte, José Rogaciário dos Santos, durante a cerimônia.

Na solenidade estavam presentes autoridades do Instituto Cooperforte e da Cooperativa Cooperforte, além de membros da diretoria da Aehda, colaboradores, empresários, parceiros de projeto, familiares de novos educandos e ex-educandos.


assista reportagem da TV Opinião sobre a aula inaugural

Dentre todas as funções objetivas e subjetivas que a musicalização permite, uma das principais é o resgate da autoestima dos educandos, que vivem em situações de vulnerabilidade, pois as famílias que compõem o público atendido pela Aehda, têm renda, em média, de até três salários mínimos. Com a iniciação musical, procura-se também atingir as áreas de concentração, senso de equipe, desenvolvimento do raciocínio lógico e da intuição, comportamento e atitudes positivas nas relações interpessoais.

O projeto tem convênio de um ano e formará 64 jovens ararenses para o mercado de trabalho. Eles contarão com disciplinas técnicas e humanas e de iniciação musical, com canto coral e flauta doce. Após o término do projeto, os alunos continuarão a frequentar outros módulos em 2013 e estarão preparados para estagiar nas empresas da cidade.

A parceria entre os órgãos foi selada em 8 de novembro passado. (ver matéria anterior: clique )

Da esquerda para direita: Benedito Florêncio (Conselheiro da Cooperforte mantenedora do Instituto), Fernando Leite (Presidente da Aehda), José Rogaciário dos Santos (Diretor Presidente do Instituto Cooperforte), Francisco Leite e Sebastião de Andrade (Diretores Voluntários Aehda), compuseram a mesa para os pronunciamentos institucionais.

Depoimentos emocionados de ex-alunos
deram forte tom de emoção ao público e novos alunos


Primeira aula de ritmo musical, na sede da Aehda, em 22/2/12, sob a batuta
da  professora Nedina (com roupa rosa, à direita), monitora pelo método Sopro Novo - Yamaha

Matéria composta com base em reportagem de Thiago Marquezin, 
publicada no Jornal Opinião de Araras.

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