Assista matéria veiculada na Rede Opinião de Araras sobre o convênio
A Caixa Econômica Federal vai investir R$ 73.137,00 no Projeto Designer Jovem, desenvolvido pela Aehda. O acordo da cooperação financeira, que formaliza a parceria, foi assinado na última sexta-feira, dia 17.
Os recursos são provenientes do Fundo Socioambiental do banco, criado para apoiar financeiramente projetos e investimentos de caráter social e ambiental que sejam promotores da cidadania e dotados de potencial e replicabilidade.
De acordo com o superintendente regional da Caixa, Carlos Henrique Almeida Custódio, os recursos investidos não são reembolsáveis. "Destinam-se ao custeio de instrutores, microcomputadores e softwares e material didático para a execução do projeto", explicou.
A Aehda teve o projeto aprovado pela instituição financeira por meio de participação na Chamada Pública do FSA/ODM Caixa, Regulamento nº 005, de 6 de dezembro de 2011.
O Designer Jovem está baseado na missão da entidade de contribuir para a ascensão social de jovens de famílias de baixa renda e visa acompanhar as transformações de um mercado de trabalho cada vez mais exigente.
O projeto envolve atividades teóricas e práticas ligadas à área de computação gráfica, editoração eletrônica e web design. "A ideia é também despertar o espírito empreendedor e promover a empregabilidade dos 64 adolescentes beneficiados", afirmou o presidente da Aehda, Fernando Fernandes Álvares Leite.
Segundo a proposta, o projeto tem como meta inserir os beneficiários no mercado de trabalho, e dentre os resultados esperados estão a complementação da renda familiar, aumento da expectativa de vida, elevação dos níveis de instrução dos jovens e autonomia profissional. "A Caixa e a Aehda compartilham missões de contribuir na melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social. E, para nós, é uma grande satisfação promover a inclusão desses jovens no mercado de trabalho e contribuir indiretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", complementou Carlos Henrique.
O curso inicia-se em março deste ano.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO
As diretrizes para investimentos dos recursos do Fundo Socioambiental CAIXA seguem a Declaração do Milênio, publicada no ano 2000, que formalizou o compromisso político assumido por 191 chefes de Estado, sintetizando as prioridades globais de desenvolvimento. Na ocasião foram definidas metas a serem alcançadas até 2015: os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, também conhecidos como “os Oito Jeitos de Mudar o Mundo”, sendo eles:
- Erradicar a extrema pobreza e a fome
- Atingir o ensino básico universal
- Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
- Reduzir a mortalidade infantil
- Melhorar a saúde materna
- Combater o HIV / AIDS, a malária e outras doenças
- Garantir a sustentabilidade ambiental
- Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento
A Aehda também tem convênio com o PNUD para as oito metas do Milênio, desde o início do programa internacional.
Fernando Leite, presidente da Aehda, à esquerda, e Carlos Henrique Almeida Custódio, Superintendente Regional da CEF, assinam acordo de cooperação financeira em Piracicaba, SP. |
Com informações Aehda, Jornal Opinião e Caixa Econômica Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário