terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Audiência Pública debate certificação de entidades


A Aehda foi representada pelo seu presidente Fernando Fernandes Álvares Leite.

Febraeda participa do Evento.
A convite do deputado Antônio Andrade, presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal, o presidente da Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes), Paulo Hadich, participou, no dia 29 de novembro, de uma audiência pública destinada a debater a certificação das entidades filantrópicas na área de assistência social.


O evento, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, teve a participação de representantes das comissões de Fiscalização Financeira e Controle, de Seguridade Social e Família, de Educação e Cultura e de Direitos Humanos e Minorias.

No total, marcaram presença 473 dirigentes e técnicos de várias entidades, adolescentes e jovens aprendizes e alguns familiares, distribuídos em três plenários. Usaram da palavra, além de Hadich, os deputados João Dado, Aline Corrêa, Paulo Teixeira, Flávia Morais e Érika Kokay, que destacou que “direitos sociais são indivisíveis, portanto as políticas públicas também devem contemplar as necessidades das pessoas como um todo”.

Também se pronunciaram Carlos Eduardo Ferrari (vice-presidente da Fenavape), Wagner Nogueira da Silva (membro da Comissão de Direitos do Terceiro Setor da OAB/GO e do Movimento Nacional pela Socioaprendizagem no SUAS), José Eduardo Sabo Paes (procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal), José Miranda de Oliveira Filho (representante da Rede Nacional de Ação Social), Edna Alegro (auditora fiscal da Receita Federal aposentada) e Alessandra Lopes Gadioli (representante do Ministério do Desenvolvimento Social).

Ao final do pronunciamento da representante do MDS, a assessora técnica da Febraeda Regina Maria Sartório entregou-lhe a “Carta Aberto do Movimento Nacional pela Socioaprendizagem no SUAS-Sistema Único da Assistência Social”, para que esse documento seja oficialmente entregue à ministra Tereza Campello.

Articulador da audiência pública, o deputado João Dado, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Entidades de Promoção da Integração ao Mercado de Trabalho, lembrou que “o atendimento do adolescente pelas entidades de assistência social e nas empresas no processo de integração envolve uma ação técnica planejada, séria e responsável, e cujos resultados são visíveis na primeira instância de relacionamento pessoal-familiar em médio prazo”. “O intuito é o de melhorar a qualidade de vida da família e de toda a comunidade, realizando ação integrada em prol da cidadania”, afirmou.

O deputado ressaltou que “as entidades há mais de 50 anos contribuem com a política de reversão do quadro de exclusão social, com implicações sociais, culturais, políticas e econômicas, ao prover condições básicas para o exercício da cidadania através de um conjunto de esforços que visam o acolhimento, apoio, convívio, acesso às políticas sociais, autonomia e protagonismo e, em consonância com os planos governamentais, visando também à garantia de renda”.

Durante a audiência pública, foram debatidos os aspectos da certificação das entidades filantrópicas na área da assistência social, para que sejam aperfeiçoados, o que pode significar a diferença entre a existência dessas instituições ou a sua extinção.

Os parlamentares se comprometeram com a defesa das entidades, e envidarão esforços para que antes do final de 2012 seja adotada alguma medida protetiva às entidades e, por consequência, aos adolescentes e jovens em suas comunidades.

fonte: www.febraeda.org.br






segunda-feira, 12 de novembro de 2012

AEHDA abre processo seletivo 2013


A Aehda inicia processo seletivo no período de 3 a 14/12  para os jovens interessados em participar de suas oficinas de iniciação profissional. Os candidatos devem estar cursando a primeira ou segunda série do Ensino Médio em escolas públicas e ter 15 anos completados até 31/12.
As senhas de pré-inscrição devem ser retiradas das 8 às 17 horas, na sede Aehda, à Avenida Renata Crespi Prado, 185, Jardim Belvedere. Mais informações pelo telefone 3541.7311, ou, contato@aehda.org.br.


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aehda seleciona estagiários para RH


A Aehda está selecionando estudantes do ensino superior em Administração ou Recursos Humanos para estágio remunerado.

Os candidatos terão 20 horas semanais de carga horária e desenvolverão seu estágio de segunda à sexta-feira, das 15 às 19h00, em empresa parceira.

O valor da Bolsa Estágio é de R$ 466,50.

Os interessados devem comparecer pessoalmente, munidos de currículo, até 16 de novembro de 2012, sexta-feira,  no Serviço Social da sede administrativa da Aehda, à Avenida Renata Crespi Prado, nº 185, Jd. Belvedere, Araras/SP - Fone/Fax: (19) 3541.7311, das 8 às 17h00.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Aehda abre vaga para estagiário em Meio Ambiente

Centro Ambiental desenvolve ações ambientais, mudas e
reflorestamento desde 2003.
A Aehda está selecionando candidatos para uma vaga de Estagiário em Meio Ambiente, para atuar de segunda-feira à sexta-feira, por quatro horas diárias, das 13 às 17h00. O valor da Bolsa Estágio é de R$622,00. Os candidatos devem estar cursando o segundo ano em 2012, em Meio Ambiente ou Biologia e, preferencialmente, residirem na cidade de Araras


O estagiário vai atuar no Centro Ambiental da AEHDA, no desenvolvimento de projetos socioambientais e os currículos devem ser entregues até 20 de outubro de 2012 para o e-mail contato@aehda.org.br, ou, pessoalmente, para o Serviço Social da entidade, das 9 às 16h00. Mais informações pelo telefone (19) 3542.4162, com José Mauro de Oliveira Araujo, Gerente do Centro Ambiental.





terça-feira, 9 de outubro de 2012

Jornal premia melhores alunos em concurso


No Concurso Casal Estudantil, promovido pelo jornal Tribuna do Povo, que aconteceu no final de Setembro, no Sayão Futebol Clube, também foram premiados os Alunos Nota 10, pelo quarto ano consecutivo. A honraria é concedida aos melhores estudantes do 3º ano, baseada no histórico de notas do ensino médio.
Foi entregue também  o Troféu Sou a Cara da Minha Escola,  que premiou as lideranças jovens formadas nas 13 escolas participantes do Casal Estudantil. Quatro adolescentes da AEHDA estiveram entre os premiados. A elas, nossos parabéns pela seriedade e dedicação reconhecidas. Saiba mais sobre o Concurso no portal da Tribuna (clique aqui).


ALUNOS NOTA 10


Damaris Mota de Almeida, Escola Judith

Gisele Patrícia Aquino dos Santos, Escola Maria Rosa

ALUNOS CARA DA ESCOLA

Nayara dos Santos Calheiro, Escola Carlota

Renata Thais de Oliveira, Escola Graziano

Educação Financeira é tema de projeto AEHDA e Cooperforte

Uma das turmas beneficiadas com a Oficina.
Nos  dias 2 e 4 de outubro,  81 jovens e 13 professores de escolas públicas de  Ensino Médio, participaram da oficina  piloto de Educação Financeira ministrada na sede da AEHDA.  A capacitação, conteúdo e material didático foram desenvolvidos pelo Instituto Cooperforte e, as aulas, ministradas por Luciana Franciozo, coordenadora do Departamento Administrativo da entidade,  e Benedito Carlos Florêncio Silva, representante da Cooperforte. 

Os demais jovens da Aehda receberão o conteúdo ao longo dos próximos meses e a prática deverá ser uma constante na entidade e escolas públicas, nas quais o conteúdo será desenvolvido. Os professores habilitados no método serão os disseminadores.

Segundo Benedito Florêncio, a oficina contribuirá decisivamente para que os atendidos nos projetos do Instituto e de outras áreas, adquiram conhecimentos e quebrem o paradigma de que organização financeira e poupança é somente para quem tem muito dinheiro. Para Luciana Franciozo, a metodologia foi muito eficaz. "A oficina conseguiu fazer os jovens participar das dinâmicas, interagir com o material impresso e audiovisual e colocar suas experiências e necessidades em grupo", afirmou. 

O assunto tem tomado enorme relevância nos espaços educativos, principalmente pela oferta de crédito facilitada, o consumo exacerbado e a falta de cultura de poupança dos brasileiros. Embora o tema seja corrente nas escolas particulares, somente a partir de 2013 as escolas públicas deverão incluir aulas de educação financeira no currículo básico. É o começo de uma caminhada rumo à erradicação do analfabetismo financeiro, segundo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Benedito Florêncio usa de sua experiência de décadas em
organização financeira, e também de sala de aula, para motivar jovens
durante as dinâmicas e exercícios.

Luciana, à esquerda foi a profissional da AEHDA que recebeu
capacitação no Instituto Cooperforte, em Brasília, DF, em junho deste ano.
Jovens receberam certificado ao término.

USP lança cinco canais de TV pela internet


A USP (Universidade de São Paulo) lançou cinco canais de televisão online simultâneos em seu sistema de TV pela internet, a IPTV USP.

A IPTV (sigla de Internet Protocol Television) da USP funcionava em caráter experimental desde 2007 com a transmissão de eventos como palestras, conferências e encontros, além de disponibilizar um acervo de vídeos feitos sob demanda.


Essas modalidades permanecem e acrescentam-se os novos canais, que serão Arte e Cultura, Saúde, Ciência, Tecnologia e TV USP.

Todo o conteúdo será aberto, gratuito e irrestrito, exceto alguns vídeos voltados a disciplinas específicas, como, por exemplo, uma cirurgia em que a identidade do paciente deve ser preservada.

A nova plataforma suporta até 100 mil acessos simultâneos. Todos os vídeos estarão disponíveis para download.

Aulas online

Com os cinco anos da fase experimental, o acervo da TV online da USP já reúne uma biblioteca de mais de sete mil vídeos, contando ainda com uma integração ao Portal e-Aulas, que coloca à disposição do público videoaulas de professores da universidade.

Parte dessas aulas serão transmitidas nos canais durante a programação diária, respeitados os critérios de interesse e complexidade.

As disciplinas devem ser "interessantes para o público geral e não tão difíceis de entender, para que o conteúdo não fique restrito aos acadêmicos. Temas como astronomia, artes e saúde, são temas de interesse de todos e que podem ser facilmente compreendidos", explica o professor Gil da Costa Marques, coordenador do projeto.

Todos os canais terão programação 24 horas por dia, sendo que novos conteúdos serão gerados a cada 6 ou 8 horas, dependendo do canal.

Canais da TV pela internet

Algumas unidades terão papel de destaques em alguns deles. O canal "Saúde", por exemplo, será gerenciado pela Faculdade de Medicina (FMUSP) e conterá programas como "conheça o SUS", "saúde e mistérios" e "dia a dia com a saúde".

Já o canal "Arte e Cultura" será gerido pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e terá uma produção diária inicial de seis horas. Nele estão presentes manifestações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, informação cultural e memória, jornalismo, e música, entre outros temas.

O canal "Tecnologia" terá forte contribuição da Escola Politécnica e conta em sua grade com programas como "história da tecnologia" e "princípio de funcionamento de equipamentos".

O canal "Ciências" é um dos mais abrangentes e terá duas horas de aulas (do Portal e-Aulas) diárias, além da produção que inclui "história da ciência", "biografias" e "esclarecimentos sobre desenvolvimentos científicos recentes".

O endereço da TV da USP pela internet é www.iptv.usp.br.

Com informações da USP - 25/09/2012

AVIDA recebe computadores da AEHDA

Instituição AVIDA, de Araras, SP, acaba de ser contemplada com quatro computadores seminovos completos para utilização administrativa em sua sede. Também foram cedidas peças diversas de informática para o curso de hardware que será instituído em convênio com o Centro Paula Souza, que atenderá usuários com deficiência visual.


Os computadores disponibilizados faziam parte do acervo cedido pela Fundação Herminio Ometto para complementação das oficinas da Aehda e de demais entidades. Os equipamentos foram voluntariamente revisados pelos instrutores de informática da entidade. A avaliação de doação da Aehda passa pela análise do papel socioeducativo da organização receptora.

A retirada ocorreu na última terça-feira, 9/10, pela coordenadora Maura Bury. 

Sobre AVIDA:


Sua história começa em Novembro de 2005, quando um grupo de famílias, pessoas com deficiência, professores e diretores de escolas especiais e outros membros da comunidade ararense se reuniam com um só objetivo: formar uma entidade para trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, seja essa deficiência mental, sensorial, física ou múltipla.

Com o objetivo de informar e desenvolver ações para conscientizar a sociedade da igualdade de direitos destas pessoas, suas necessidades, potencialidades, habilidades e competências e da contribuição que elas podem dar para a vida em comunidade, respeitando a sua individualidade, garantindo desta forma o pleno direito de sua cidadania, nasce no dia 09/05/2006 a AVIDA – Associação para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência de Araras. A diretoria da AVIDA é formada por membros da comunidade, como: representantes das famílias das pessoas com deficiência, empresários, gestores, contabilistas e advogados, que se dispuseram voluntariamente na construção de uma entidade forte, profissionalizada, empenhada e comprometida com o desenvolvimento social de nossa cidade.

MISSÃO

“Promover a inclusão social das pessoas com deficiência para o exercício de sua cidadania.”

VISÃO

 Utilizar das melhores tecnologias de ensino e aprendizagem para seu desenvolvimento pessoal e profissional;

Valorizar e respeitar a família como base no processo de inclusão.

VALORES

Compromisso, transparência, Respeito, Honestidade, Ética, Amor e Alegria.

ENDEREÇO

Rua Luiz Leonardi, 551, Jd. Rollo (Esquina com a Rua América, Centro) – Araras/SP - fone: 3542-3946 - avida@avida-araras.org.br


Peças servirão para curso de hardware aos usuários
com deficiência visual

4 computadores seminovos serão utilizados
em atividades administrativas

Aehda abre vaga para Estagiário em Serviço Social


A Aehda está selecionando candidatos para uma vaga de Estagiário em Serviço Social, para atuar de segunda-feira à sexta-feira, por seis horas diárias. O valor da Bolsa Estágio é de R$ 933,00.

O candidato deve estar cursando o segundo ano em 2012 e, preferencialmente, residir na cidade de Araras.

Os currículos devem ser entregues até 31 de outubro de 2012 para o e-mail contato@aehda.org.br, ou, pessoalmente, para o Serviço Social da entidade, das 9 às 16h00.

Acervo digital para pesquisar e baixar


Nesta postagem, você tem acesso a vários links da internet que disponibilizam farto material audiovisual para pesquisas, leitura e arquivamento em meios digitais. Vale a pena conferir:

Livros com biografias de atores e atrizes, cineastas e dramaturgos, além de roteiros de cinema, peças de teatro e livros sobre a história de emissoras de TV estão no acervo da Coleção Aplauso disponível para download.

Biblioteca Digital e Sonora
O site da Biblioteca Digital e Sonora tem materiais adaptados para deficientes visuais compatíveis com vários programas leitores e livros com narração. É preciso preencher um cadastro para conseguir acesso.


Cenpec
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) - Estudos, pesquisas, livros, artigos e outras publicações produzidas pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e por várias instituições nas áreas de educação, cultura e ação comunitária.

Editora Arara Azul 
Disponibiliza artigos, textos de pesquisas e livros para educadores, pessoas com deficiência auditiva e seus familiares.

Project Gutenberg 
Desenvolvido com o objetivo de disseminar cultura e facilitar o acesso a obras em formato digital, o site tem mais de 35 mil livros eletrônicos em português.

Hemeroteca digital brasileira 
Um portal que reúne antigos arquivos de jornais, revistas, anuários e boletins históricos de todo o Brasil.

Universia Livros 
O site foi criado por uma rede ibero-americana de colaboração universitária e tem versões digitais de obras acadêmicas e de grandes clássicos da literatura brasileira e mundial.

Obras raras  (USP) 
A biblioteca digital de obras raras e especiais da Universidade de São Paulo (USP) tem versões digitais de livros completos e capas de títulos antigos e históricos.

Revistas  (USP) 
Publica as principais revistas produzidas pela Universidade de São Paulo (USP) e permite fazer pesquisas por assunto ou publicação.

Publicações Unicef 
Traz publicações da UNICEF com informações sobre a situação das crianças pelo mundo, nutrição, direitos humanos, saúde e outros temas, com estatísticas e análises abrangentes referentes a mais de 190 países.

Colaboração: ALMA DE EDUCADOR

Professor lança livro sobre Informática e Pedagogia

Professor Edson, da AEHDA e Paula Souza, aventura-se no
universo literário para disseminar conhecimentos
Nos tempos atuais, quando a inclusão de tecnologias diversas se faz  presente em todos os ambientes e os professores precisam mais do que nunca se preparar para interagir com o contingente de crianças e jovens conectados, Edson Carlos Baptista, coordenador pedagógico e do Sistema Geral da Qualidade da AEHDA, debruça-se sobre o tema e transforma suas experiências e análises no livro Informática como Ferramenta Pedagógica. 

Publicado em setembro de 2012 e disponibilizado no Clube dos Autores, o livro, com 53 páginas, trata do tema com comentários práticos de quem há anos leciona para adolescentes, apontando caminhos para quem quer fazer da informática uma aliada na construção de conteúdos para as novas gerações.

O autor interessou-se pelo tema em sua dissertação de graduação em Análise de Sistemas e Pedagogia, anos atrás, e converteu sua pesquisa e experiências numa abordagem didática, de fácil acesso mesmo para os resistentes às novas tecnologias. "A opção da publicação no Clube dos Autores foi feita pela facilidade e universalização do acesso",  afirma Edson, que buscou  a coerência entre o tema e a forma de divulgação do livro: meios eletrônicos.

Apostando na disseminação de conhecimentos, Edson publicou nesta semana o segundo livro, de conteúdo  técnico e especializado, ensinando a criar projetos com o software Visual Studio, utilizado em programação de computadores.

Excertos do Livro Informática como Ferramenta Pedagógica


"O uso das novas tecnologias na educação tem sido cada vez mais frequente nas instituições de ensino de todo o Brasil. É cada vez mais comum vermos nas escolas, públicas e privadas, investimento na aquisição de microcomputadores e criação de laboratórios de informática.

Um dos pontos fundamentais do uso adequado dos computadores no processo ensino-aprendizagem passa pela formação daqueles que se utilizarão desta ferramenta no cotidiano escolar: o professor.

Pesquisadores que investigam o uso de metodologias na educação alegam que a essa forma de educar, onde o professor deixa de ser o “Mestre”, ou seja, o detentor do conhecimento causa uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e provoca um rompimento da relação vertical entre alunos e professor da sala de aula tradicional, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa. As atitudes que levam os professores a se renovarem e voltarem para sala de aula reforçou ainda mais a adoção desses métodos nos meios educacionais.

Este Livro possui diversas metodologias de Ensino, as quais visão a integração interdisciplinar, focando a informática com instrumento de trabalho para realização dos Projetos propostos."

Para adquirir, clique aqui: Clube de Autores


Edson Carlos Baptista, Coordenador Pedagógico e do Sistema Geral da Qualidade - Auditor Líder Interno do Sistema da Qualidade ISO 9001-2008. É graduado em Análise de Sistemas e Pedagogia. Possui Especialização em Informática na Educação e Licenciatura Plena em Informática. Atua como Instrutor e Coordenador Pedagógico dos jovens da AEHDA há dez anos e coordena o Departamento de Informática da entidade. Professor da Escola Técnica Dep. Salim Sedeh - Centro Paula Souza. Possui certificação em Fundamentos de TI: Hardware e Software pela CISCO Systems.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

AEHDA faz ação ecológica na Petrobras


Na semana em que o Brasil celebra o Dia da Árvore, os colaboradores das empresas IESA e GALVÃO, que atuam na Unidade REPLAN - PETROBRAS, de Paulínia, SP, comemoraram com atitude ecológica.
Em 27/9,  tiveram oportunidade de receber, nos espaços de convivência da Refinaria, duas mil  mudas de diversas espécies nativas para o plantio em suas casas e bairros. A iniciativa contou com a participação de monitores ambientais do projeto Meninos Ecológicos Elektro, treinados pela AEHDA, que explicaram aos colaboradores presentes nos estandes sobre as espécies, a melhor forma de plantio e os cuidados necessários para a fertilidade das mudas.


A ação, coordenada pelas áreas de meio ambiente e comunicação das empresas envolvidas, colaborará diretamente para que perto de 2.500 novas árvores sejam plantadas na região.

Esta parceria colabora também para que a Aehda continue investindo socialmente na educação ambiental e profissional dos adolescentes,  atendidos pela entidade desde 1966.

Na semana anterior, os Monitores Ambientais do projeto Meninos Ecológicos também distribuíram mudas para os colaboradores da sede corporativa da concessionária Elektro S/A e para a equipe do Call Center da empresa. A Elektro é o principal apoiador do Centro Ambiental Sérgio Ieda, em projeto iniciado em 2004, liderado pelo engenheiro agrônomo José Mauro Oliveira Araújo.

Em 2012, as ações em prol do meio ambiente do Centro Ambiental foi premiado na segunda edição Cidade das Árvores, promovido pela Câmara Legislativa de Araras, SP.

Saiba mais, clicando aqui:

VOLUNTÁRIOS AEHDA


Técnico em Comércio: Novo curso em parceria



Parceria inédita entre o Centro Tecnológico Paula Souza – Etec Prefeito Alberto Feres, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras (ACIA) e Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEHDA), traz até Araras, a partir de janeiro de 2013, o Curso de Técnico em Comércio, com 40 vagas gratuitas, no período noturno.



Na opinião do gerente executivo da ACIA Luiz Roberto Biaggio, o curso vem em boa hora. “Os consumidores atuais são cada vez mais exigentes, bem informados e não pensam duas vezes em desistir dos negócios para buscar o que aspiram no concorrente. Quanto mais pessoas bem treinadas atuarem na cadeia de valor comercial, maiores as chances de manter a fidelidade dos consumidores e efetuar bons negócios para ambas as partes”, afirma.  Biaggio ressalta que a área de Serviços, na qual está abrangido o comércio, é responsável por 70,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, seguida pela Indústria, com 27,5% e a agropecuária, com 2,1%, segundo dados do IBGE de 2010.

O curso Técnico em Comércio será administrado na AEHDA, cuja parceria com o Centro Tecnológico Paula Souza já formou, desde 2008, mais de 409 alunos, muitos deles egressos da própria entidade. Os critérios para admissão são diferenciados e levam em conta o perfil socioeconômico do candidato e o índice de aproveitamento escolar.

Para Fernando Fernandes Alvares Leite, Presidente da AEHDA, manter-se sintonizado com a modernidade e gerar oportunidades de crescimento só é possível por meio de parcerias sólidas com objetivos comuns. “Parcerias desse porte, agregando ACIA e Centro Paula Souza, abrem portas para profissionais que só dependem das boas oportunidades para ascenderem socialmente”, explica Fernando. “A AEHDA e seus parceiros oferecem essas condições a quem precisa, com ensino de qualidade, que é o caso da ETEC Alberto Feres, em salas de aulas adequadas e modernas nas nossas sedes, com a possibilidade desses indivíduos engajarem-se como estagiários nas empresas da cidade. Essa receita composta de estímulo educacional, profissional e financeiro é comprovadamente eficaz para a mobilidade social desses jovens”, conclui.

As pré-inscrições estarão abertas aos candidatos de 15 a 30 de outubro de 2012, das 9 às 16h00, à Avenida Renata Crespi Prado, nº 185, Jardim Belvedere, na sede da AEHDA. Na ocasião, poderão inscrever-se também os candidatos que queiram cursar Técnico em Informática, que será oferecido a partir de janeiro de 2013.

TÉCNICO EM COMÉRCIO

O Técnico em Comércio é o profissional que aplica métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e atendendo às diretrizes organizacionais. Comunica previsões e demandas dos fornecedores. Efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial. Operacionaliza planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização.  Mercado de trabalho - instituições públicas, privadas e do terceiro setor e comércio.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

O Técnico em Informática é o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações e interfaces gráficas. Monta estruturas de banco de dados e codifica programas. Projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas e de aplicações. Seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de sistemas.  Mercado de trabalho - Indústrias em geral, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

SERVIÇO

Cursos Gratuitos: Técnico em Comércio (40 vagas) e Técnico em Informática (40 vagas)
Período: Noturno
Início: Janeiro de 2013
Pré-inscrição: 15 a 30/10/2012, das 9 às 16h00, na sede da AEHDA
Endereço: Renata Crespi Prado, 185, Jardim Belvedere, Araras, SP
Promoção: Centro Paula Souza - ETEC Prefeito Alberto Feres e ACIA

Soluções em Estágio Social




AEHDA mantém certificado ISO 9001

No último dia 28/9, o auditor líder Paulo Silveira Ivo, da Bureau Veritas Certification (BVC), auditou os processos do Sistema de Qualidade da AEHDA visando à manutenção do certificado ISO 9001, obtido em 2005. O auditor relatou que pelo tempo de obtenção e manutenção de tal certificado, o Sistema da Qualidade da entidade pode ser considerado maduro, e revela um engajamento de todo seu corpo diretor e de colaboradores para a melhoria contínua. Ao final da auditoria, não foram registradas "não conformidades", apenas sugestões de aperfeiçoamento de controles e registros de qualidade.


A aplicação da norma ISO 9001 é importante para a AEHDA que busca garantir a profissionalização, excelência e respostas objetivas para todos os clientes que recebem seus serviços, cujo público é formado pelos os jovens usuários, seus familiares, as escolas públicas, colaboradores, fornecedores, voluntários e empresas contratantes de estágios sociais.

A BVC, antiga BVQI, é a mais respeitada entidade certificadora do mundo para a ISO 9001 e em Araras, além da AEHDA, também audita a Nestlé S/A.


Paulo Silveira Ivo, auditor líder da BVC, tece comentários para a equipe
da AEHDA ao anunciar a manutenção do certificado ISO 9001
A ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma internacional relacionada à Gestão da Qualidade, aplicável a qualquer organização, de todos os tipos de atividades e setores. Ela é baseada em oito princípios de gestão da qualidade (todos fundamentais para as boas práticas de negócios): 
  • Foco no Cliente;
  • Liderança;
  • Envolvimento de Pessoas;
  • Abordagem de Processos;
  • Abordagem Sistêmica;
  • Melhoria Contínua;
  • Abordagem Factual;
  • Relacionamento mutuamente benéfico com fornecedores.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
  • Demonstra seu compromisso com a qualidade e satisfação do cliente;
  • Garante que seus produtos e serviços atendam efetivamente seus clientes e regulamentos, legislação e requisitos aplicáveis;
  • Permite medir o progresso contínuo em direção à melhoria do desempenho do negócio criando uma referência;
  • Ajuda a melhorar o desempenho organizacional.

A EDUCAÇÃO como alavanca de ascensão social


Diretores e professores de escolas públicas de
Ensino Médio de Araras em oficina na AEHDA

O Brasil vivencia, em ritmo frenético, um importante movimento que une atores de todas as camadas sociais, sejam eles de organizações públicas, empresas privadas ou entidades do Terceiro Setor, que visa recuperar décadas de descaso para com a EDUCAÇÃO pública. Se as visões, programas, metas, métricas e metodologias muitas vezes diferem superficialmente entre si, não há dúvida que um consenso já foi estabelecido: a EDUCAÇÃO é o único caminho da verdadeira ascensão social e a ela caberá o salto de desenvolvimento sustentável que o País precisa para continuar progredindo no contexto mundial.

Nessa conjuntura, a AEHDA, continua a seguir fielmente seus valores e princípios desde sua criação em 1.966, colocando toda sua estrutura organizacional, juntamente de sua vocação agregadora de parcerias sólidas, a serviço dos cidadãos ararenses. Por isso, provocou, pela segunda vez em sua história, em conjunto com Escolas Públicas, ONGs, Clubes de Serviço, Universidades, Lojas Maçônicas e outros, a criação do Pacto de Araras pela Educação, que dentre as muitas ações já realizadas, articulou, recentemente, a vinda dos programas “Entre Jovens” e “Jovens de Futuro” do Instituto Unibanco. Tais iniciativas, somadas à ação social da AEHDA, têm sido recurso valioso para permitir que os jovens tornem-se capazes de disputar vagas de igual para igual em nível técnico e superior. Cisco Networking Academy, Caixa Econômica Federal, Instituto Cooperforte, Instituto Votorantim, Instituto Elektro, Senac, Centro Tecnológico Paula Souza e Uniararas também estão entre as entidades parceiras que procuram dar mobilidade social ao adolescente por meio da educação.

Na AEHDA, o seu multipremiado Programa Homem do Amanhã é respirado 24 horas por dia, sete dias por semana. Por meio das parcerias socioeducacionais e do empresariado da cidade, sensível à sua missão, aproximadamente 800 jovens por ano criam condições de romper com o ciclo da vulnerabilidade social.

A EDUCAÇÃO é a meta social prioritária de toda a sociedade. Muitos já despertaram para isso, mas como bem lembrou o patrono da educação no Brasil, Paulo Freire, “é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, tua fala seja a tua prática”.

Artigo publicado no Caderno Especial Opinião Saber, em 6/10/2012.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

AEHDA adere ao World Community Grid

A AEHDA é parceira da World Community Grid desde setembro de 2012.  62 computadores já foram compartilhados para o sistema que utiliza-se da capacidade de processamento de computadores em rede para elaboração de pesquisas científicas. Em breve, todo seu acervo de equipamentos estará conectado, contribuindo diretamente para resultados de considerável importância nas mais diversas áreas humanas, principalmente, às ligadas à saúde.

Saiba um pouco mais sobre a iniciativa e como participar:



O World Community Grid é uma comunidade mundial criada pela IBM com o objetivo de colaborar com pesquisas científicas relacionadas à saúde e ao meio ambiente, questões biológicas e ambientais. Entre os principais temas estudados pelo WCG estão Aids, câncer e varíola.

Por meio do World Community Grid, qualquer pessoa pode doar o tempo ocioso dos seus computadores para pesquisas como essas. Para participar, basta acessar o site do projeto, clicar no ícone do programa e iniciar o download de um software leve e seguro que conectará a máquina do usuário ao supercomputador que reúne as informações do projeto. Após o registro, o micro do usuário será utilizado todas as vezes em que estiver inativo, buscando, calculando e devolvendo dados ao servidor da organização.

De um modo fácil, rápido e seguro, mais de 200 mil pessoas estão contribuindo voluntariamente com a capacidade de mais de 360 mil computadores para impulsionar a pesquisa contra o câncer, por exemplo.

Podem participar computadores com os sistemas operacionais Windows, Linux ou Mac.

Tecnologia

A World Community Grid usa a tecnologia de grid computacional para formar uma infraestrutura permanente e flexível que fornece a pesquisadores uma grande estrutura computacional que pode ser usada para resolver problemas que afligem a humanidade. A tecnologia de Grid agrega um grande número de computadores, criando um sistema com grande poder de processamento que supera o poder computacional de alguns supercomputadores juntos.

Para tornar-se um membro nesta importante corrente, clique aqui:

Ergonomia de forma didática

Ergonomia: ciência e técnica a serviço da sáude, bem estar e produtividade
A Doutoranda Cicelina Campos Foguel, fisioterapeuta e voluntária do Projeto Família da AEHDA, desenvolveu palestra sobre Ergonomia para os jovens participantes do projeto Auxiliar de Produção, mantido pela Citrovita/Instituto Votorantim,  em 29/9/2012.

De maneira didática, a atividade buscou esclarecer conceitos importantes para a saúde física e a produtividade dos jovens em todos os ambientes, principalmente em setores fabris, no qual esta disciplina é muito aplicada em busca do bem-estar, prevenção de doenças ocupacionais e o equilíbrio entre os seres humanos, máquinas, equipamentos e cargas de trabalho.

Empresas sintonizadas com a qualidade total em seus processos têm obtido bons resultados ao utilizar-se dessa ciência, muitas vezes com consultoria interna, ou, externa, desde que especializadas.


Jovens aprendem sobre DST/AIDS

Os 70 jovens do projeto Rosa dos Ventos  mantido pelo Instituto Cooperforte, em parceria com a  AEHDA participaram, em 6/9, no auditório da entidade, de um ciclo de palestras com o tema Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, ministradas pelas profissionais Rosemeire Perinotto, enfermeira da Secretaria da Saúde, e Roselaine Silva,  e professora da ETEC Alberto Feres.

A atividade faz parte do calendário de atividades voltadas ao desenvolvimento humano e integral dos jovens  e teve boa acolhida pelo público. Além de representar um cuidado especial para com o período da adolescência, fase em que há o amadurecimento e despertar para a sexualidade, os ensinamentos tiveram caráter preventivo quanto às doenças e  o objetivo de formar comportamento crítico sobre as posturas individuais e maior abertura para  busca de informações de saúde, eliminando preconceitos e mitos.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FGV lança aulas online e questões para Enem

Instituição disponibiliza banco com 4,6 mil questões;
meta é chegar a 50 mil em 4 anos
 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lança esta semana, em caráter experimental, um ambicioso portal gratuito com foco no ensino médio. Além de cerca de 90 aulas que podem ser usadas por candidatos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a FGV liberou, no link ensinomediodigital.fgv.br, o acesso para um banco com 4,6 mil questões que seguem o modelo do Enem.


As aulas estão agrupadas em 15 cursos que abordam as quatro grandes áreas de conhecimento nas quais o Enem é dividido: Ciências da Natureza e Humanas, Matemática e Linguagem e suas Tecnologias. Quando estiver completa, a coleção terá 30 cursos. No caso do banco, a meta da FGV é chegar a 50 mil questões em quatro a cinco anos, o que pode contribuir para mudar o modelo do Enem, tanto em termos do grau de segurança do exame quanto na sua capacidade de melhorar a qualidade do ensino médio.

Batizado de FGV Ensino Médio Digital, o projeto nasceu de duas áreas de atuação da fundação, a produção de livros didáticos, iniciada há 8 anos, e a FGV Online, que oferece aulas virtuais de nível superior há mais de 15 anos, assistidas por 13 milhões de usuários. "Nossa missão como fundação é estimular o desenvolvimento socioeconômico do País, o que passa, entre várias outras coisas, pela educação", diz o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen. "E todos os dados econômicos e acadêmicos que a gente analisou mostravam claramente a importância de aperfeiçoar o ensino médio."

A junção entre experiência com livros didáticos e tecnologia levou à criação de aulas com um padrão diferente do das grandes universidades americanas ou da Khan Academy, referências mundiais no ensino online. Elas não têm áudio nem a participação de professores em vídeos. Os conteúdos são apresentados por personagens animados, como o "Machado de Assis" que guia o estudante pela aula inicial de Literatura, remetendo a um texto do escritor Moacyr Scliar.

"Quando você usa pessoas, é fácil quem está assistindo prestar atenção ao apresentador e perder o foco no conteúdo", diz Simonsen. "E o uso de recursos como áudio e vídeo torna a navegação mais lenta."

A FGV não pretende produzir vídeos por enquanto, mas já está desenvolvendo o áudio para as aulas. "O aluno vai ter um botão com a opção de áudio", afirma Simonsen. "Pode desabilitá-la se a navegação ficar lenta."

Candidata a uma vaga em Economia, Gabriela Moreira, de 19 anos, está recorrendo ao site da FGV na preparação para o vestibular. Gabriela, que terminou o ensino médio em 2010, fez a prova de seleção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e vai prestar o Enem na disputa por uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

"Gostei da abordagem, o material é bem interativo e me ajuda na revisão do que tenho de estudar", diz Gabriela, moradora de Botafogo, zona sul do Rio. Ela soube das aulas, que estavam disponíveis para testes no site antes do lançamento do projeto, pela mãe, que trabalha na Editora FGV. "Uma coisa especialmente útil do site são os testes de múltipla escolha que eu posso fazer depois de ver cada conteúdo."

O banco da FGV tem 6 mil questões prontas - além das 4,6 mil já disponíveis, outras 1,4 mil serão publicadas até abril. Desse total, cerca de 1 mil são relacionadas ao conteúdo do ensino médio e podem servir para avaliar alunos de 1.ª e 2.ª séries. As demais seguem fielmente o formato das usadas no Enem.

"O estudante pode escolher a área em que pretende fazer a autoavaliação, como Ciências da Natureza, por exemplo, e o sistema vai gerar um simulado com 10 a 15 questões", diz a diretora executiva da Editora FGV, Marieta de Moraes Ferreira.

Para montar o banco de questões, a fundação articulou uma rede de mais de cem professores de escolas públicas e privadas, a maioria delas do Rio. Do grupo fazem parte docentes de Colégios como Pedro II, Santo Inácio e Santo Agostinho e o Andrews.

SERGIO POMPEU - O Estado de S.Paulo, 17/9/2012

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Encontros com o Mercado motivam jovens da Aehda


No mês de agosto, jovens que participam do módulo de Auxiliar de Produção do projeto Aehda em conjunto com a Citrovita/Instituto Votorantim, tiveram a oportunidade de conhecer atividades extracurriculares de mercado, adquirindo noções de segurança de trabalho, sustentabilidade ambiental e visão de como a administração japonesa influencia na organização das indústrias no Brasil.
As atividades ocorreram dentro do Programa "Encontros com o Mercado" que procura conciliar o conhecimento teórico com as práticas atuais do mercado para onde se dirigirão os futuros estagiários.
Sob coordenação da pedagoga Adriana Pellegrino e das instrutoras Nedina Leite e Marlene das Neves Gomes, da equipe de Desenvolvimento Humano da entidade, a atividade conta com a parceria voluntária de empresas e
profissionais. Veja abaixo as três últimas ações:

Visita ao Centro Ambiental Sérgio Ieda:

Palestra sobre sustentabilidade Ambiental com o Engenheiro Agrônomo  José Mauro Oliveira Araújo - Gerente do Centro Ambiental - e Jaíne Freire Santos - estagiária em Biologia, com visitação às estufas, viveiros de mudas, trilhas e plantio de mudas.

Jovens tiveram exposição teórica e atividades ambientais ao ar livre
Curso Básico sobre Segurança do Trabalho:

O instrutor do curso foi o profissional David Silvestre Rodrigues, Técnico de Segurança do Trabalho, que versou sobre noções importantes de prevenção de acidentes, de regras a serem seguidas em ambientes industriais diversos, noções de primeiros socorros, dentre outros.

Instrutor David, primeiro à esquerda, com alunos exibindo certificado de conclusão
Palestra sobre TPM - Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva e Total).

A palestra foi desenvolvida pela voluntária Angélica Leite de Lima, da equipe de Recursos Humanos da Usina Santa Lúcia, cuja abordagem abrangeu a importância da metodologia para o funcionamento de máquinas, equipamentos e dispositivos com foco em qualidade, custos e atendimento eficiente ao cliente.


Angélica, da Usina Santa Lúcia, expõe sobre técnicas de gestão japonesa e
a importância da manutenção total e produtiva para as fábricas


Visite  fotos sobre projetos e atividades da Aehda no Flickr

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Jovens da Aehda visitam Uniararas

Visita monitorada por Estagiários de Psicologia da Uniararas
que apoiam alunos nas escolhas profissionais e vocacionais.
Jovens da Aehda que participam da oficina de Técnicas Administrativas com Gestão em Informática e módulo de Orientação Vocacional e Profissional visitaram a Uniararas no final do mês de julho, com o objetivo de ter contato com profissões e incentivar a continuidade nos estudos a partir do Ensino Médio.

Para o segundo semestre, as demais turmas com jovens que estão no 3º ano do Ensino Fundamental também participarão da mesma atividade.

Desde a criação do programa Homem do Amanhã, no início da década de 1990, um dos principais objetivos da entidade é incentivar seu público-alvo na continuidade da formação acadêmica, que se configura como um dos principais meios para a ascensão social por meio da profissionalização, pois é o período decisivo na vida do jovem, uma vez que os maiores índices de desistência escolar encontram-se no Ensino Médio.

Para isso, busca sempre parceria com empresas e entidades afins que reconhecem o valor da educação como promoção do ser humano, auxiliando com bolsas estágio, metodologias e infraestrutura pedagógica.

fonte: Sistema da Qualidade Aehda - ISO 9001:2010 - BVC

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Jovens surpreendem no Recital Rosa dos Ventos

As quatro centenas de pessoas que compareceram e lotaram o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, em Araras, SP,  no último sábado (11/8),  viveram momentos de beleza, emoção e alegria ao assistir o Recital Rosa dos Ventos: Caminhos do Futuro, com os 63 jovens da Aehda, participantes do projeto mantido pelo Instituto Cooperforte e com módulo de iniciação musical em parceria com a Sopro Novo Yamaha.

Canções eruditas, populares, folclóricas e trilhas de cinema compuseram o repertório eclético, sob a coordenação da  instrutora Nedina Carvalho Leite.
A grande surpresa ficou para o resultado final apresentado pelos novos músicos, que receberam 70 horas de instrução musical, desde março deste ano. Muitos deles já foram habilitados no método e podem, inclusive, tornar-se instrutores de flauta doce.
Grande parte do público presente foi formado pelos familiares. A singeleza, responsabilidade e carinho demonstrados pela turma foram tamanhas que provocaram lágrimas entre público e músicos.
Na ocasião, todos receberam o certificado de habilitação ou de  participação no método Sopro Novo, que além da carga horária, foi constituído de três workshops ao longo do semestre, considerando o Recital como o produto artístico final mais ansiado pelos participantes.
Muitos continuarão a trilhar os caminhos da música como hobby ou até profissionalmente. Outros ficarão apenas com as lembranças de um momento mágico que perdurará por muitas décadas. Foi um programa transformador, no depoimento da quase totalidade dos participantes.

Observação - O recital foi dedicado ao jovem Norival Neto, integrante das turmas da Aehda, falecido no dia anterior.

Veja as fotos do Recital

Saiba mais sobre o Projeto Rosa dos Ventos: Caminhos do Futuro

Assista edição de vídeo no Youtube

Agradecimentos Especiais:
  • Instituto Cooperforte - Mantenedor
  • Sopro Novo Yamaha - Módulo de Iniciação Musical
  • Escolas Públicas de Ensino Médio de Araras - Parceria no Desenvolvimento dos Jovens
  • Assessoria de Imprensa ACIA, Rede de Jornalismo Opinião, Tribuna do Povo, Rádios Locais - Divulgação
  • Equipe do Teatro Estadual - Appa Cultural
  • Secretaria Municipal de Cultura
  • GIL SOM
  • ECAD
  • Empresas e Parceiros de Projetos Aehda
  • Equipe, Conselheiros e Diretores da Aehda

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Nota de Falecimento


Comunicamos o falecimento de Norival Neto (Nori), jovem que pertencia às turmas da Aehda. 
Vítima de um aneurisma cerebral, teve seus órgãos doados para salvar vidas, como um nobre gesto de solidariedade de seus familiares. 
No tempo que aqui passou, demonstrou seriedade em seus objetivos, a ponto de conseguir tornar-se Aprendiz no programa da Nestlé, de Araras.

Registramos aqui nosso imenso pesar e o desejo que os familiares se reconfortem na intimidade de sua fé, unidos no tempo pela superação da dor da ausência. 
Colaboradores da entidade e seus colegas de turma lamentam profundamente sua partida.
O corpo será velado no Velório Municipal de Araras, SP, no período da tarde de hoje, 10/8/2012.
( * 31/12/1993  + 09/08/2012)


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aehda tem recital sábado, 11 de agosto



Matéria veiculada na TV Opinião, de Araras, SP, em agosto de 2012.

SERVIÇO
Recital do Projeto Rosa dos Ventos: Caminhos do Futuro
11 de agosto de 2012, sábado, 20h00
Av. Dª Renata, nº 401, Centro, Araras, SP
Classificação: Livre
Entrada Franca


terça-feira, 31 de julho de 2012

Aehda tem aula inaugural

Primeira turma. Oficina promissora
Aconteceu na tarde de 31 de julho a aula inaugural para a Oficina de Gestão e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica, parceria da Aehda com a VARITUS BRASIL. A primeira turma, com 19 alunos, esteve presente no auditório da entidade, onde teve a oportunidade de conhecer melhor o conteúdo e a importância que a oportunidade vai gerar para o futuro profissional de cada participante.
Na ocasião, Adão Lopes, sócio-proprietário da empresa que buscou a Aehda para propor a parceria, uma vez que muitos dos seus profissionais são egressos da entidade, comentou sobre as vantagens da Oficina e a seriedade com que cada jovem deve se portar perante o treinamento, pois a área de serviços tecnológicos empresariais tem uma clientela bastante exigente, que solicita valor adicionado ao seu negócio para cada ação contratada no fornecedor.

Representando a diretoria da Aehda, Francisco Leite abordou o quanto é importante a continuidade dos estudos na formação de cada adolescente. "Aproveitem esta oportunidade e não parem nela. Procurem se especializar, busquem curso técnico, curso superior. Cada um tem o potencial de construir um futuro de êxito", comentou.

Também comentou sobre a importância da parceria o gerente de Formação e Desenvolvimento da Aehda Jorge Gonzaga. "Parceria é a base de funcionamento da Aehda. E neste caso, ao invés de irmos atrás dela, como fazemos constantemente, o empresário Adão Lopes nos procurou com uma proposta excelente para os jovens. Isso aumenta nossa responsabilidade e permite cada jovem mostrar o seu valor para a sociedade, na qual muitos vezes é incompreendido", comentou.

A coordenação pedagógica da Oficina ficará por parte do coordenador Edson Baptista, enquanto o monitor será Gabriel Passos, ex-estagiário e ex-instrutor da Aehda, que atualmente é profissional e voluntário nas ações sociais da VARITUS BRASIL há quase dois anos.

Saiba mais:

TV Opinião entrevista jovem que busca conhecimento.

Da esquerda para direita, Gabriel - Instrutor Voluntário (VARITUS),
Francisco Leite (Aehda), Adão (VARITUS) e Cesnik (Aehda).

Disputa pelas 19 vagas iniciais foi acirrada.