quarta-feira, 6 de junho de 2012

Estudantes e ambientalistas participam do Prêmio Cidade das Árvores

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, dia 5 de junho, a Câmara Municipal de Araras realizou a sessão solene para a entrega da segunda edição do Prêmio “Cidade das Árvores” de Preservação Ambiental. A premiação é instituída pelo Decreto Legislativo n° 6, de 9 de setembro de 2009, de autoria do vereador Breno Cortella, com objetivo de destacar aqueles que se empenham na educação, conscientização, preservação, proteção e recuperação do meio ambiente de Araras.

            O evento contou com a participação de estudantes e professores do curso de Meio Ambiente da Etec “Prefeito Alberto Feres”, sob coordenação do professor Alceu Seixas Filho, de professores e alunos da da EMEF “Joel Job Fachini”, dos jovens participantes do projeto “Meninos Ecológicos” realizado pela Aehda (Associação de Educação do Homem do Amanhã) em parceria com a Elektro, que inclusive, distribuíram 200 mudas de árvores frutíferas aos participantes da solenidade.
            Presentes ainda os membros da Comissão Organizadora da premiação: o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Raul de Barros Winter, o coordenador da Agenda Faúna do departamento, Alberto Dalla Costa Neto, e do presidente do COMDEMA - (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Subtenente PM Wanderleim Geraldo Júnior, além de grupos de trabalho da área ambiental, convidados e familiares dos homenageados.
            Para abrilhantar a solenidade o compositor ararense Alexandre Braz, mais conhecido como Xandão, também um defensor do meio ambiente, interpretou as belezas do rio Mogi Guaçu, em canção de sua autoria.
            A mesa diretora dos trabalhos da noite foi composta pelos vereadores José Roberto Rimério-Miqueira, Valdemir Gomes-Mami, Breno Cortella e Eduardo de Moraes, membro da Comissão Organizadora, além do vice-prefeito Carlos Jacovetti. Presentes também o Cap. PM Fábio Poletti (Comte. do 4ª Cia. Ambiental de Campinas), do Cabo PM Servilho da Policia Ambiental e o presidente da Aehda Fernando Álvares Leite.
            O primeiro trabalho a receber a premiação foi o Projeto Interdisciplinar “Ajudando o Meio Ambiente” realizado pela EMEF Joel Job Fachini, abordando questões do lixo, reciclagem e reutilização, além da necessidade de conscientização e mudança de valores, sensibilizando os alunos para serem cidadãos conscientes. A medalha foi entregue pelo vereador Miqueira à diretora Suzieli Aparecida Silva Guerrero, que recebeu a premiação junto a estudantes da escola.
                     Das mãos do vereador Breno Cortella, autor do decreto que instituiu a premiação, o engenheiro agrônomo José Mauro Oliveira Araújo, gerente do Centro Ambiental “Dr. Sérgio Roberto Ieda”, recebeu a medalha em nome da Aehda, instituição que administra o local. Desde sua fundação, em 2004, o Centro Ambiental promove a educação ambiental para jovens de famílias em vulnerabilidade social, contribuindo com o meio ambiente através de atividades de reflorestamento. Atualmente, o projeto “Meninos Ecológicos” desenvolvido em parceria com a Elektro, é o principal programa do local, no qual adolescentes das camadas sociais economicamente mais vulneráveis, são preparados para o mercado de trabalho, contando ainda com conhecimento prático e teórico em operação e manutenção de viveiros para produção de mudas.   
                     Em nome da Polícia Ambiental, o Subtenente PM Wanderleim Geraldo Júnior recebeu a medalha pelo Projeto Sala Verde de Educação Ambiental do 4º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Araras. Idealizado em 2003 com o objetivo de promover a educação ambiental nas escolas da rede pública e particular de Araras, o Projeto Sala Verde visa despertar o interesse da comunidade sobre a importância do nosso potencial hídrico e dos recursos naturais, bem como a necessidade para nossas vidas de uma utilização sustentável desses recursos.


Matéria extraída do portal da câmara: www.camara-araras.sp.gov.br Renata Pinarelli, Diretora de Comunicação, Cerimonial e TI.  Fotos de Mário Joanoni e Luciana Francioso (Aehda)

Mauro Araújo, coordenador do Centro Ambiental,  recebe das mãos do vereador Breno Cortella, autor da lei que instituiu o Prêmio Cidade  das Árvores, o certificado e medalha  pelos serviços prestados pela Aehda ao meio ambiente de Araras e Região

Resultado de anos de trabalho em prol da educação ambiental e reflorestamento

Os três representantes das entidades premiadas: Mauro (Aehda), Suzieli (EMEF Joel Job Fachini) e Wanderlein (Polícia Florestal) 

Xandão, músico ararense, abre evento com composição sobre a lenda do surgimento do Rio Mogi Guaçu

Meninos Ecológicos presenteiam, em nome do Instituto Elektro e Aehda, os participantes da sessão solene com mudas de árvores nativas e frutíferas

Participantes do projeto Meninos Ecológicos assistem, animados, à sessão solene

Veja mais fotos no flickr: clique aqui!

Veja matéria anterior no Blog: clique aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário