68 jovens participam da II Edição do Projeto |
Na ocasião, os estudantes selecionados para o projeto, que vão passar por seis meses em oficinas de musicalização como complemento pedagógico, receberam um kit contendo camiseta, flauta doce e o método musical do módulo I. Sob a coordenação musical de Nedina Leite, com a presença dos monitores da Yamaha Maurílio Silva e Márcio Alexandre, os jovens se envolveram em meio às técnicas e descobertas das possibilidades de percepção musical.
"Outros dois encontros desse porte ocorrerão ao longo do semestre, sempre avançando o nível de conhecimento, contato e diversidade do universo musical", explica Nedina Leite.
Para Caroline Valério, umas das participantes do grupo de 68 jovens, o seminário foi motivador."Estou amando muito o que se tem feito pela gente no curso. Realmente eu não esperava que ia ser assim... tanto é que não consegui ficar sem chorar", afirma.
"O clima de alegria, expectativa e concentração dos alunos, em dois dias de um final de semana quente de Verão, dizem muito sobre a emoção de Caroline", confirma a instrutora.
Embora o projeto não tenha por finalidade formar músicos, mas sim dar subsídios gerais para que os jovens concorram ao primeiro emprego no mercado de trabalho e sejam estimulados a continuar estudando continuamente como forma de ascensão social, muitos deles se entusiasmam com o universo musical e se dedicam ao aprendizado após o módulo.
Instrutores pertencem ao Quinteto Sopro Novo, patrocinado pela Yamaha |
Jovens se contagiaram com o workshop de dois dias |
Em sua segunda edição, o Projeto Rosa dos Ventos: Caminhos do Futuro, proporciona, além dos conteúdos semi profissionalizantes, 70 horas adicionais de iniciação musical, com método para flauta doce e canto coral em parceria com o programa Sopro Novo, da Yamaha.
Segundo os idealizadores do projeto, a adição da iniciação musical desenvolve competências fundamentais para o desenvolvimento pleno do aluno, que só por meio do exercício da arte é que são obtidas. Dentre elas destacam-se: disciplina, concentração, fortalecimento da autoestima, senso de equipe, desenvolvimento do raciocínio lógico e da intuição, comportamento e atitude positivas nas relações interpessoais, dentre outros benefícios.
Tais resultados foram comprovados ao longo da primeira edição do projeto, que aconteceu em 2012, sob o patrocínio do Instituto Cooperforte.
O ponto alto do módulo musical foi o sensível recital realizado no Teatro Estadual de Araras,em agosto de 2012, na formatura dos jovens participantes.
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