Educação ambiental e reflorestamento desde 2003 |
A entrega do prêmio acontecerá em sessão solene, no próximo dia 5 de junho, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, na Câmara Municipal.
O prêmio será uma medalha, ostentando uma reprodução em alto relevo da espécie que simboliza a 1ª Festa das Àrvores em Araras - a macaubeira – e a data do evento, realizado em 7 de junho de 1902. No verso, a estampa do Brasão de Araras, com a inscrição Câmara Municipal de Araras.
O prêmio será uma medalha, ostentando uma reprodução em alto relevo da espécie que simboliza a 1ª Festa das Àrvores em Araras - a macaubeira – e a data do evento, realizado em 7 de junho de 1902. No verso, a estampa do Brasão de Araras, com a inscrição Câmara Municipal de Araras.
Desde 2003 sob a gestão da Aehda e com a coordenação local do Engenheiro Agrônomo José Mauro de Oliveira Araújo, o Centro Ambiental já produziu resultados significativos para a região. Dentre eles:
- Aproximadamente 150 Monitores Ambientais formados desde 2004 na profissão de viveiristas;
- Produção estimada de um milhão de árvores nativas com distribuição para todo o Estado;
- Cursos de Tecnologia Social – Aquecedor Solar de Baixo Custo – com mais de 200 dispositivos instalados;
- Preservação de área cedida pelo ITESP com 28 ha, com 100% de mata nativa;
- Distribuição de mudas e palestras ambientais a diversos públicos;
- Execução de banco de carbono para Elektro e Caixa Econômica Federal;
- Presença nos principais eventos ambientais da cidade;
- Participação ativa na APPA e CBH Mogi Guaçu;
- Desenvolvimento de Horta Comunitária para famílias do entorno.
Assista reportagem veiculada na TV Opinião, em maio de 2012:
Sobre o Prêmio (com dados da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal)
O Prêmio “Cidade das Árvores” de Preservação Ambiental, foi instituído através do Decreto Legislativo n° 6, de 9 de setembro de 2009, de autoria do vereador Breno Cortella (PT), com o objetivo de destacar aqueles que se empenham na educação, conscientização, preservação, proteção e recuperação do meio ambiente de Araras.As inscrições foram abertas em 16 de abril de 2012. O prêmio será concedido a três pessoas ou entidades que se destacaram ou se destacam na área ambiental. Puderam se inscrever pessoas físicas, jurídicas, organizações, escolas e movimentos de educação, conscientização, preservação e recuperação ambiental do municipio.
A escolha dos premiados foi definida por uma Comissão, indicada pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Irineu Norival Maretto (PSD), composta por um representante do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras), um Departamento do Meio Ambiente e um do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente). Também foiindicado para a Comissão um professor de notório reconhecimento na área ambiental, além de dois vereadores para representar a Câmara.
Disseminação de práticas sustentáveis nas escolas |
Tecnologia Social: Aquecedor Solar de Baixo Custo para o projeto Energia Comunitária Elektro Monitores Ambientais desenvolvendo banco de carbono para a Caixa Econômica Federal |
Nenhum comentário:
Postar um comentário