Dedução de até 3% do imposto devido à Receita Federal pode ser feita até 30 de abril e vai beneficiar entidades da cidade que atuam no setor
Parte do Imposto de Renda pode ser destinada ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, beneficiando entidades de Araras que atuam no setor. Pessoas físicas, que utilizam o formulário completo para a declaração, podem destinar até 3% do imposto devido à Receita Federal até o dia 30 de abril, segundo a Instrução Normativa RFB 1.246 de 3 de fevereiro de 2012. A medida não vale para os contribuintes que optarem pelo desconto simplificado. Os interessados em contribuir podem fazer o depósito diretamente ao Fundo Municipal da Criança, na agência 0341-7 do Banco do Brasil, conta corrente 130.071-7. Para facilitar, o comprovante de depósito pode ser encaminhado via internet à Secretaria de Ação Social, que vai remetê-lo à Secretaria Municipal da Fazenda para emissão do recibo que comprova a destinação do dinheiro à Receita Federal. O email é pma.saoes@araras.sp.gov.br. Além da cópia do comprovante, o contribuinte deve fornecer ainda nome completo, endereço e telefone para contato. Quem preferir pode procurar diretamente a Ação Social, localizada na Rua Albino Cardoso, 685, Centro, para mais informações e também entrega do comprovante. Entre as entidades beneficiadas com recursos do Fundo Municipal estão: Associação das Damas de Caridade de São Vicente de Paulo, Amcra (Associação de Amigos das Crianças de Araras), Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã de Araras), Associação de Equoterapia de Araras, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Aevi (Associação Ensinando a Viver) "Prof. Manuel Moita Filho", Associação Madalena de Canossa, Avida (Associação para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência de Araras), ACF (Associação Pró Cidadão de Futuro), Centro Social e Educacional Romana Ometto, Clínica Antonio Luiz Sayão – Ceren (Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico "José Canzi Junior"), Ide (Instituto de Difusão Espírita), Instituto de Promoção Social, Cultural e Educacional São Francisco de Assis, Osaf (Obra Salesiana de Apoio Fraterno /Instituto Nossa Senhora Auxiliadora), Lar Nova Vida de Araras e Oratório São Luiz. Os recursos são aplicados exclusivamente na execução de projetos sociais aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araras. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3543-1700 e 3543-1701 – falar com Joyce ou Regina.
Quando Jane Regina Costa Souza saiu da pequena cidade de Ferros, MG, em 2007, tinha 19 anos e um grande desejo de progredir em Araras, SP, onde irmãos mais velhos já estavam estabelecidos. De certo, não imaginava que, colocando na bagagem os valores de vida ensinados por seus pais, que lhe deram 11 irmãos, e o comportamento adotado nas escolas públicas de sua terra natal, voaria ainda tão mais longe: Estados Unidos da América.
Aluna atual regular do Curso de Técnico em Informática pelo Centro Paula Souza, na parceria Alberto Feres e Aehda, e tendo concluído o Técnico em Administração pela mesma entidade, em 2011, Jane foi destacada entre os aproximadamente 800 alunos da cidade, pelo seu desempenho escolar, recebendo por prêmio estadual uma viagem de 30 dias para cursar inglês e conhecer a cultura norte americana na cidade de São Francisco, Califórnia, onde chegará em 28 de abril próximo, integrando uma comitiva com outros 125 alunos de diversas cidades do Estado de São Paulo. Lá, permanecerá até 26 de maio de 2012.
A notícia foi recebida por Jane com muito entusiasmo e também apreensão, pois o "ritual" de documentação, traslado, contato com consulado americano para obtenção de passaporte e muitos outros detalhes da viagem foram uma grande novidade a movimentar sua vida, que estava pacata até então, confessa. Com simplicidade e modéstia, ela faz questão de dizer que não considera melhor que nenhum outro aluno. " Participei de um processo seletivo e me destaquei pelas notas, frequência e desempenho escolar. Outros também poderiam chegar lá estudando um pouco mais", declara.
Com muita gratidão, ela cita que deve muito ao incentivo dos professores da Paula Souza, e em especial às professoras Irene, de Inglês, e Sandra, Administração, que lecionam nas turmas descentralizadas na Aehda, pois foram as grandes motivadoras e apoiadoras incondicionais para que participasse do processo seletivo. "Não posso deixar de agradecer também à escola Alberto Feres, pela oportunidade, mas também à Aehda, à Alumínio Araras e ao Rotary Club de Araras, que estão viabilizando e complementando esta oportunidade. Por conta própria, não conseguiria dar conta dos gastos que implicam esta permanência de um mês no exterior", explica.
Sempre aplicada nos estudos, leitora ávida de romances e concentrada em sala de aula, Jane tem agora como desafio se comunicar o melhor possível na nova cultura, por isso, vem se esforçando em aulas regulares de inglês, além de pesquisas sobre os hábitos da região onde vai permanecer.
A sua receita para o bom desempenho escolar, segundo relata, é sempre valorizar as oportunidades de ensino, indagar os professores para não levar dúvidas para casa, estudo com concentração, leitura e intenso desejo de conhecer sempre mais.
Sobre sua base familiar, emocionada diz "mesmo com muitos filhos, meus pais, Alzemar e Vera Lúcia, a quem devo muito do que sou, sempre trabalharam para suprir as necessidades básicas da família e sempre orientaram que uma vida melhor só viria por meio da educação, levando os estudos a sério". E completa "temos que ser bons alunos desde bem cedo, se quisermos construir um futuro melhor. Ser bom aluno compensa!".
Programa Intercâmbio Cultural 2012: oportunidade para alunos de alta performance
Assista matéria veiculada na TV Opinião, Araras, SP
Estão abertas as inscrições para Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, para 2º semestre de 2012. Podem se inscrever alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que estejam cursando o último semestre dos ensinos Técnico ou Tecnológico.
Serão 250 bolsas de estudo de um mês para o curso de General English, de aprendizagem e aperfeiçoamento do idioma, que será aplicado em cinco cidades norte-americanas (Berkeley, Boston, Chicago, Fort Lauderdale e San Francisco). Entre os inscritos, serão selecionados os melhores alunos de cada unidade. Os embarques estão previstos para setembro e outubro.
Bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e Inglaterra e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, será responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 6,3 milhões.
Os interessados devem ler com atenção o regulamento do programa e fazer a inscrição até o dia 23 de maio, no site http://intercambio.fatgestao.org.br.
O programa
A edição 2012 do intercâmbio vai oferecer, ao todo, 600 bolsas de estudo de inglês – 550 nos Estados Unidos e 50 na Inglaterra. O programa contempla 500 alunos, 50 professores de inglês e 50 das áreas técnica e tecnológica das Etecs e das Fatecs.
Além dos 250 alunos que serão selecionados para embarcar no 2º semestre, 125 já embarcaram em abril e outros 125 embarcam em maio. Em julho, 50 professores de inglês viajam para Londres, onde estudarão prática de ensino em língua inglesa na International House of English. Os 50 docentes das áreas técnica e tecnológica também embarcam em julho, para os EUA.
O Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza é oferecido pelo segundo ano consecutivo. Em 2011, 500 alunos e 100 professores de inglês foram para os EUA. Veja relatos e fotos dos intercambistas em http://centropaulasouza.tumblr.com.
125 alunos já embarcaram para os EUA em 2012 (foto: Cetec - Gastão Guedes)
Na última sexta-feira, 13/4, foi lançado em encontro especial, no escritório corporativo da Cisco System, em São Paulo, SP, o Portal Eletrônico Beehive.
Com recursos para emprego, dinheiro, cuidados com a saúde, educação, direitos civis e outros temas relevantes para o Brasil, o Beehive foi desenhado para ajudar pessoas de baixos recursos e principiantes na Internet para que encontrem facilmente informações que as ajudarão a se integrar melhor na economia nacional.
Antecedendo ao lançamento, foram treinadas as principais Academias ONGs de São Paulo. Dentre elas participaram: Aldeias Infantis SOS, Casa José Coltro, Associação do Jardim Comercial, Aehda Araras, Oxigênio e Associação Comunitária Despertar.
A Aehda colabora com o portal por meio de artigos redigidos pelos seus coordenadores, voltados aos jovens e mercado de trabalho.
Saiba mais sobre a parceria Aehda e Cisco System: clique aqui!
Treinamento em 11/4 sobre o portal One Global Economy, com participação de Edson Baptista e Milton Buzon, dos Cursos Específicos da Aehda.
Jorge Gonzaga, gerente de formação e desenvolvimento Aehda, recebe prêmio pela participação da equipe com artigos no Portal Beehive. À frente, Vanessa Tarantini, coordenadora do projeto Beehive. Também representaram a Aehda as colaboradoras Adriana Pellegrino e Marlene Gomes.
A Escola Estadual Francisco Graziano, Araras, SP, fez jus aos bons resultados obtidos no Enem de 2011, destacando-se na região como o melhor índice do Saresp, entre as escolas de Ensino Médio Regular da jurisdição da Diretoria de Ensino da Região de Pirassununga, da Secretaria Estadual de Educação, obtendo também a maior note de Idesp (Índice de Desenvolvimento Educacional do Estado de São Paulo) em sua modalidade de ensino. Localizada no Jardim Nova Araras, a escola tem aproximadamente 900 alunos matriculados e completará cinquenta anos de fundação em 2013. Segundo a direção, 90% de seus professores são efetivos , o que permite um quadro docente com experiência e estabilidade, que se traduz em melhor produtividade curricular, tornando a aprendizagem muito significativa para os alunos . Os concluintes do Ensino Médio daquela escola, em sua maioria, têm obtido bolsas de estudos em faculdades particulares da região , conseguindo, até mesmo, vagas em universidades públicas nas diferentes áreas de estudo. Para Joelmir Quenzer, Diretor atual da Escola, "este sucesso provém do intenso trabalho de uma equipe coesa de professores e gestores, o que enriquece a educação no município de Araras , tradicional em contar com estabelecimentos de ensino que ministram educação de ótima qualidade." A Aehda, na condição de parceira da Escola Francisco Graziano, parabeniza a toda sua equipe e principalmente à gestão responsável por resultados tão exemplares.
No final de março, representantes do Serviço Social da Aehda participaram do 2º Encontro Nacional de Técnicos da Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes) no Centro de Convenções de São Vicente. Segundo o presidente da entidade, Paulo Hadich, o objetivo do evento foi de consolidar o debate iniciado pelos técnicos em novembro de 2011, em Limeira, SP, sobre as ações assistenciais das instituições filiadas à federação, que promovem a integração ao mercado do trabalho.“O encontro em São Vicente dará base à confecção de uma cartilha de atuação das entidades de assistência social que atuam neste segmento de integração ao mercado de trabalho”, contou Hadich.
O encontro foi pautado com base nas mudanças que vêm acontecendo no âmbito da assistência social, em especial, as resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº 109 de novembro/2009, que relata a Tipificação nacional de Serviços Socioassistenciais e as resoluções do CNAS de nº 16/2010, nº 25/setembro/2011 e nº33/novembro/2011.
Por meio de várias palestras, dinâmicas e material didático, foi enfatizada a forma de toda entidade filiada à Febraeda continuar compatível com as resoluções atuais do CNAS e com a CEBAS (Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social), visando à continuidade de certificação pelo Ministério de Desenvolvimento Social.
Grupos
Ao decorrer do encontro, os participantes dividiram-se em grupos que debateram sobre vários temas, como, por exemplo, a "Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais" e de como as entidades devem considerar os parâmetros impostos para continuarem alinhadas em sua missão e forma de ser . Também foram desenvolvidas atividades relacionadas ao universo dos jovens de 15 a 17 anos, nas quais os membros das entidades expuseram as nuances dos seus serviços prestados e das técnicas para promover o adolescente e sua família.
Presidente de Honra Guilherme Teodoro Mendes e equipe da Febraeda fazem síntese e agradecimentos ao final do evento.
Técnicos discutem papel das entidades mediante nova legislação e trocam experiências
A Aehda está selecionando quatro estudantes de nível superior que estejam cursando Engenharia Civil para desenvolver seu programa de estagiário junto a organizações parceiras da cidade de Araras. A carga horária é de 30 horas semanais e o valor da bolsa estágio de R$ 715,30. Os interessados devem comparecer pessoalmente, munidos de currículo, a Aehda, à Avenida Renata Crespi Prado, nº 185, Jd. Belvedere, Araras/SP, Fone/Fax: (19) 3541.7311, até 17/4, das 9 às 11h00 e das 14 às 17h00, e procurar pelo Departamento Social. Mais informações pelo email: contato@aehda.org.br
A Aehda está selecionando um estudante de nível superior em Direito para desenvolver seu programa de estagiário junto a organizações parceiras da cidade de Araras. Os interessados devem comparecer pessoalmente, munidos de Currículo, na Aehda, à Avenida Renata Crespi Prado, nº 185, Jd. Belvedere, Araras/SP, Fone/Fax: (19) 3541.7311, até 17/4, das 9 às 11h00 e das 14 às 17h00, e procurar pelo Departamento Social. Mais informações pelo email: contato@aehda.org.br
A Aehda está selecionando estudantes do ensino superior de Informática ou Redes e Sistemas para estágio remunerado.
Os candidatos terão 20 horas semanais de carga horária e desenvolverão seu estágio de segunda à sábado, na própria Instituição.
O valor da Bolsa Estágio é de R$ 622,00 para Estagiário de Nível Superior e de R$ 466,50 para Nível Técnico
Candidatos que tenham boa didática em sala de aula, comuniquem-se bem e que conheçam as ferramentas Microsoft Office serão destacados no processo seletivo.
Interessados devem remeter currículos para o e-mail: edson@aehda.org.br ,ou, impresso, na sede da entidade, aos cuidados de Edson Baptista, Área de Treinamento Aehda.